sexta-feira, 14 de maio de 2010

As relações do currículo com a cultura



Com base no texto "O currículo como campo de luta" (postado no portal - aula 12), EM DUPLAS, analisem, discutam e respondam :
(SALVEM suas respostas e, se excederem o número de caracteres no campo comentário, enviar o restante para heloisamatos@gmail.com)

A. Há uma "relação entre estratificação dos saberes escolares e a estratificação social?" Por quê?

B. Por que é importante a análise de "pressupostos que comandam o processo de seleção e organização do conhecimento escolar"?

C. Há relação entre a organização do currículo e formas dominantes de poder e controle social, ou seja, do currículo e interesses sociais mais amplos? Justifique sua resposta.

D. O que é "transposição didática", segundo Philippe Perrenoud?

E. Por que o texto afirma que "o currículo constrói identidades e subjetividades" (p. 37)?

F.O que as teorias críticas sobre o currículo (por ex. a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Popular) dizem a respeito do papel que o currículo deveria cumprir nas escolas?

G. Como o MEC está considerando as dimensões culturais do currículo, de acordo com o texto?

H. O que seria um currículo multicultural?

I. Em síntese, por que as autoras dizem que o currículo é um campo contestado?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Referencial Curricular Nacional para a Ed. Infantil

Vocês devem fazer a leitura das páginas 49 a 69 do RCN Ed. Infantil (link no portal) e, EM DUPLAS, desenvolver uma análise sobre:

A relação da autonomia, identidade, constituição de vínculos, expressão da sexualidade e apropriação da imagem corporal da criança de 0 a 3 anos,  com os itens apresentados no RCN como orientações ao professor: JOGOS E BRINCADEIRAS, ALIMENTAÇÃO, BANHO e ORGANIZAÇÃO DO TEMPO/ ATIVIDADES PERMANENTES. Em síntese, como o docente pode desenvolver um trabalho pedagógico que leve em consideração esses aspectos (autonomia, identidade, constituição de vínculos, expressão da sexualidade e apropriação da imagem corporal da criança de 0 a 3 anos), através de JOGOS E BRINCADEIRAS, ALIMENTAÇÃO, BANHO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO/ ATIVIDADES PERMANENTES?  


Após a leitura de trechos do Referencial (RCN), deixe o comentário da dupla.


Bom trabalho!