quarta-feira, 23 de junho de 2010

Educação infantil e formação de educadores

 (imagem disponível em ide 9 http:// www.harmoniadomundo.net/O_Mundo_da_Crianca.htm)

Com base nas questões discutidas em sala, registre aqui suas impressões acerca dos tópicos abaixo e observe outras crenças e valores sobre a educação infantil e a infância a serem também postadas.

Slide 4
§a) Quais as suas principais concepções sobre a infância/ criança pequena?
§b) Considera que as crianças podem ser comparadas? Em que medida? 
c) O que as crianças podem ter em comum? O que podem ter de diferente?
§d) E o que pensa a respeito da educação infantil? Quais devem ser os seus objetivos? 

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Giordano Bruno e o pensamento científico

Depois de assistir ao filme "Giordano Bruno", amplie suas ideias sobre o mesmo, a partir da matéria relacionada no link:  http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/8/imprime78851.asp

e a página 38 do livro disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=VZ3lYQqIrT8C&oi=fnd&pg=PA11&dq=%22giordano+bruno%22,+%22ci%C3%AAncia%22,+hist%C3%B3ria+da+ci%C3%AAncia&ots=QWv43LlHkp&sig=yUv5g7x1kkvgx6pGPidRYzByOfk#v=onepage&q=giordano%20bruno&f=false


A partir daí, leia a citação de Bruno, abaixo:
"Não quero esconder a verdade que vejo, não temo professá-la abertamente. Como em toda parte estive envolvido na luta entre as trevas e a luz, entre a ciência e a ignorância, em toda parte fui vítima do ódio e experimentei a cólera da multidão burra e estúpida, bem como a dos acadêmicos oficiais, que são os pais da ignorância"


Neste sentido, sobre a fala de Giordano Bruno e de sua crença no fato de que qualquer homem podia fazer ciência, independente das classes sócio-econômicas, comente a relação entre CIÊNCIA E PODER, tendo também como parâmetro a ideia de Mayor, que diz: "A ciência é tanto uma cultura quanto um instrumento"e de A. Einstein " Toda ciência não passa de um refinamento do pensamento corriqueiro" (mínimo de 10 e máximo de 20 linhas).