sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vigiar e punir: relações com o currículo escolar

A partir da análise dos pontos comuns entre o currículo escolar e as questões levantadas por Michael de Foucault, no capítulo Os corpos Dóceis, os grupos podem deixar aqui suas sínteses a respeito desse tema!

Analisem os trechos abaixo e PROCUREM RELAÇÕES POSSÍVEIS COM O CURRÍCULO ESCOLAR (duplas/ trios):


"A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dóceis [...] Ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma 'aptidão', uma 'capacidade' que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma relação de sujeição estrita" (p.127)

"é dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado"(p.126)

"em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações" (p.126)

"Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade são o que podemos chamar as 'disciplinas' " (p.126)



Bom trabalho!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Avaliação na perspectiva de Zabala



Trecho da entrevista de Antoni Zabala, disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=olBAKfRvTbg&feature=related

Iniciando uma análise do texto de Zabala sobre as práticas de avaliação (capítulo 8 do livro A prática educativa), em duplas, coloquem suas impressões sobre o pensamento do autor, a partir das discussões anteriores sobre o tema e de acordo com os questionamentos abaixo:

a) Qual o objetivo fundamental da avaliação, do ponto de vista construtivista?

b) O que a relação professor-aluno pode ter a ver com a avaliação formativa? Comente, com relação à Ed.  Infantil: "O que não podemos fazer ao longo de todo o ensino (...) é medir ou etiquetar o aluno conforme sua capacidade de ser um 'vencedor' (p.212)"

c) Sinteticamente, apontem as principais características da avaliação formativa: inicial, reguladora, final e integradora.

d) Quais relações vocês fazem a respeito dos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais, atitudinais e as práticas de avaliação na Educação Infantil?