sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Disciplina Currículos e Programas

Olá a tod@s

Faço aqui o convite para que deixem suas impressões acerca da definição de currículo escolar! O que seria currículo, em sua opinião, diante das discussões feitas em sala de aula?

11 comentários:

  1. Diante das discussões em sala de aula,, vale ressaltar que nem sempre o que as instituições escolares se propõe a ensinar é o que realmente acontece dentro da escola, existem muitos conflitos entre os interesses da sociedade e os processos educativos, as propostas de ensino devem ser coerentes e determinantes p/ o aprendizado social, cultural e humano do indivíduo, a fim de que pontencialize sua formação educacional .Ass.Killma

    ResponderExcluir
  2. Eu considero que curriculo seje um conjunto de dados organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Que busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. através das discussões em classe concluimos que o curriculo é preciso ser colocado em prática,mas é preciso mudar as concepção de como é organizado esses planos para que não fica só no papel,mas que possamos colocar em práticas pedagígicas.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente curriculus no plano escolar é tudo muito perfeito no papel, mas na nossa realidade escolar infelizmente ele é apenas mais um componente no qual não é colocado em prática, ele não faz parte das decisões escolares no dia dia.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que se houver um ambiente favorável na escola com professores qualificados e bem estruturados as atividades propostas no currículo escolar terão um desempenho favorável a essa prática escolar.


    Ass:Eliane Jacovani Tozzo

    ResponderExcluir
  7. Definir uma grade curricular me parece um pouco coersivo, tudo vem pronto e mastigado projetos muito bem formulados ou reformulados,entretanto quem o faz nem sempre está a par da margem social.Essa tal,consciente de sua necessidade que deveria ser agente construtor de seu curriculo,infelizmente para alguns falta vontade, para outros oportunidades e por fim o mais grave para muitos que estão a frente respeitar a individualidade.
    O curriculo em minha concepção depende de muitas coisas, um todo complexo que vai desde valores até a organização dos papéis, esses deveriam ser formulados de dentro para fora e não de fora para dentro,como regra que todos devem cumprir e obedecer para se manter a ordem...

    ResponderExcluir
  8. O curriculo é muito importante na escola quando ele é cumprido, pois o que se vê é um curriculo bem elaborado, bonito, cheio de teorias, mas na prática ele fica um pouco ausente. Depende de todas as partes envolvidas faze - lo cumprir, pois só então pode - se dizer que o curriculo vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Definir uma grade curricular me parece um pouco coersivo, tudo vem pronto e mastigado projetos muito bem formulados ou reformulados,entretanto quem o faz nem sempre está a par da margem social.Essa tal,consciente de sua necessidade que deveria ser agente construtor de seu curriculo,infelizmente para alguns falta vontade, para outros oportunidades e por fim o mais grave para muitos que estão a frente respeitar a individualidade.
    O curriculo em minha concepção depende de muitas coisas, um todo complexo que vai desde valores até a organização dos papéis, esses deveriam ser formulados de dentro para fora e não de fora para dentro,como regra que todos devem cumprir e obedecer para se manter a ordem...

    ResponderExcluir
  10. Currículo... No papel é muito perfeito, completo, bonito. Até parece que tudo é real. Que vai funcionar corretamente, seguir o que está escrito. Mas não é bem assim. Quando tem que passar para a prática tudo muda. Mas temos que tentar colocar tudo o que há em prática. Motivar os professores é um dos caminhos. Currículo engloba tudo. Escola, professores, pais, alunos, funcionários e sociedade como um todo. Ass. Tatiane

    ResponderExcluir
  11. Nem tudo que se encontra nas bases de um currículo e a realidade.
    Falar é facil dificil mesmo é colocar a mão na massa e fazer a roda gigante girar .
    Um currículo para ser bom tem que ter desenvolvimento de uma equipe como um todo desde os membros de uma escola até a sociedade que o cerca.
    P.S Daiana G S Lú

    ResponderExcluir