Faço aqui o convite para que deixem suas impressões acerca da definição de currículo escolar! O que seria currículo, em sua opinião, diante das discussões feitas em sala de aula?
Diante das discussões em sala de aula,, vale ressaltar que nem sempre o que as instituições escolares se propõe a ensinar é o que realmente acontece dentro da escola, existem muitos conflitos entre os interesses da sociedade e os processos educativos, as propostas de ensino devem ser coerentes e determinantes p/ o aprendizado social, cultural e humano do indivíduo, a fim de que pontencialize sua formação educacional .Ass.Killma
Eu considero que curriculo seje um conjunto de dados organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Que busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade.
através das discussões em classe concluimos que o curriculo é preciso ser colocado em prática,mas é preciso mudar as concepção de como é organizado esses planos para que não fica só no papel,mas que possamos colocar em práticas pedagígicas.
Infelizmente curriculus no plano escolar é tudo muito perfeito no papel, mas na nossa realidade escolar infelizmente ele é apenas mais um componente no qual não é colocado em prática, ele não faz parte das decisões escolares no dia dia.
Eu acredito que se houver um ambiente favorável na escola com professores qualificados e bem estruturados as atividades propostas no currículo escolar terão um desempenho favorável a essa prática escolar.
Definir uma grade curricular me parece um pouco coersivo, tudo vem pronto e mastigado projetos muito bem formulados ou reformulados,entretanto quem o faz nem sempre está a par da margem social.Essa tal,consciente de sua necessidade que deveria ser agente construtor de seu curriculo,infelizmente para alguns falta vontade, para outros oportunidades e por fim o mais grave para muitos que estão a frente respeitar a individualidade. O curriculo em minha concepção depende de muitas coisas, um todo complexo que vai desde valores até a organização dos papéis, esses deveriam ser formulados de dentro para fora e não de fora para dentro,como regra que todos devem cumprir e obedecer para se manter a ordem...
O curriculo é muito importante na escola quando ele é cumprido, pois o que se vê é um curriculo bem elaborado, bonito, cheio de teorias, mas na prática ele fica um pouco ausente. Depende de todas as partes envolvidas faze - lo cumprir, pois só então pode - se dizer que o curriculo vale a pena.
Definir uma grade curricular me parece um pouco coersivo, tudo vem pronto e mastigado projetos muito bem formulados ou reformulados,entretanto quem o faz nem sempre está a par da margem social.Essa tal,consciente de sua necessidade que deveria ser agente construtor de seu curriculo,infelizmente para alguns falta vontade, para outros oportunidades e por fim o mais grave para muitos que estão a frente respeitar a individualidade. O curriculo em minha concepção depende de muitas coisas, um todo complexo que vai desde valores até a organização dos papéis, esses deveriam ser formulados de dentro para fora e não de fora para dentro,como regra que todos devem cumprir e obedecer para se manter a ordem...
Currículo... No papel é muito perfeito, completo, bonito. Até parece que tudo é real. Que vai funcionar corretamente, seguir o que está escrito. Mas não é bem assim. Quando tem que passar para a prática tudo muda. Mas temos que tentar colocar tudo o que há em prática. Motivar os professores é um dos caminhos. Currículo engloba tudo. Escola, professores, pais, alunos, funcionários e sociedade como um todo. Ass. Tatiane
Nem tudo que se encontra nas bases de um currículo e a realidade. Falar é facil dificil mesmo é colocar a mão na massa e fazer a roda gigante girar . Um currículo para ser bom tem que ter desenvolvimento de uma equipe como um todo desde os membros de uma escola até a sociedade que o cerca. P.S Daiana G S Lú
Diante das discussões em sala de aula,, vale ressaltar que nem sempre o que as instituições escolares se propõe a ensinar é o que realmente acontece dentro da escola, existem muitos conflitos entre os interesses da sociedade e os processos educativos, as propostas de ensino devem ser coerentes e determinantes p/ o aprendizado social, cultural e humano do indivíduo, a fim de que pontencialize sua formação educacional .Ass.Killma
ResponderExcluirEu considero que curriculo seje um conjunto de dados organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Que busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiratravés das discussões em classe concluimos que o curriculo é preciso ser colocado em prática,mas é preciso mudar as concepção de como é organizado esses planos para que não fica só no papel,mas que possamos colocar em práticas pedagígicas.
ResponderExcluirInfelizmente curriculus no plano escolar é tudo muito perfeito no papel, mas na nossa realidade escolar infelizmente ele é apenas mais um componente no qual não é colocado em prática, ele não faz parte das decisões escolares no dia dia.
ResponderExcluirEu acredito que se houver um ambiente favorável na escola com professores qualificados e bem estruturados as atividades propostas no currículo escolar terão um desempenho favorável a essa prática escolar.
ResponderExcluirAss:Eliane Jacovani Tozzo
Definir uma grade curricular me parece um pouco coersivo, tudo vem pronto e mastigado projetos muito bem formulados ou reformulados,entretanto quem o faz nem sempre está a par da margem social.Essa tal,consciente de sua necessidade que deveria ser agente construtor de seu curriculo,infelizmente para alguns falta vontade, para outros oportunidades e por fim o mais grave para muitos que estão a frente respeitar a individualidade.
ResponderExcluirO curriculo em minha concepção depende de muitas coisas, um todo complexo que vai desde valores até a organização dos papéis, esses deveriam ser formulados de dentro para fora e não de fora para dentro,como regra que todos devem cumprir e obedecer para se manter a ordem...
O curriculo é muito importante na escola quando ele é cumprido, pois o que se vê é um curriculo bem elaborado, bonito, cheio de teorias, mas na prática ele fica um pouco ausente. Depende de todas as partes envolvidas faze - lo cumprir, pois só então pode - se dizer que o curriculo vale a pena.
ResponderExcluirDefinir uma grade curricular me parece um pouco coersivo, tudo vem pronto e mastigado projetos muito bem formulados ou reformulados,entretanto quem o faz nem sempre está a par da margem social.Essa tal,consciente de sua necessidade que deveria ser agente construtor de seu curriculo,infelizmente para alguns falta vontade, para outros oportunidades e por fim o mais grave para muitos que estão a frente respeitar a individualidade.
ResponderExcluirO curriculo em minha concepção depende de muitas coisas, um todo complexo que vai desde valores até a organização dos papéis, esses deveriam ser formulados de dentro para fora e não de fora para dentro,como regra que todos devem cumprir e obedecer para se manter a ordem...
Currículo... No papel é muito perfeito, completo, bonito. Até parece que tudo é real. Que vai funcionar corretamente, seguir o que está escrito. Mas não é bem assim. Quando tem que passar para a prática tudo muda. Mas temos que tentar colocar tudo o que há em prática. Motivar os professores é um dos caminhos. Currículo engloba tudo. Escola, professores, pais, alunos, funcionários e sociedade como um todo. Ass. Tatiane
ResponderExcluirNem tudo que se encontra nas bases de um currículo e a realidade.
ResponderExcluirFalar é facil dificil mesmo é colocar a mão na massa e fazer a roda gigante girar .
Um currículo para ser bom tem que ter desenvolvimento de uma equipe como um todo desde os membros de uma escola até a sociedade que o cerca.
P.S Daiana G S Lú