segunda-feira, 14 de junho de 2010

Giordano Bruno e o pensamento científico

Depois de assistir ao filme "Giordano Bruno", amplie suas ideias sobre o mesmo, a partir da matéria relacionada no link:  http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/8/imprime78851.asp

e a página 38 do livro disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=VZ3lYQqIrT8C&oi=fnd&pg=PA11&dq=%22giordano+bruno%22,+%22ci%C3%AAncia%22,+hist%C3%B3ria+da+ci%C3%AAncia&ots=QWv43LlHkp&sig=yUv5g7x1kkvgx6pGPidRYzByOfk#v=onepage&q=giordano%20bruno&f=false


A partir daí, leia a citação de Bruno, abaixo:
"Não quero esconder a verdade que vejo, não temo professá-la abertamente. Como em toda parte estive envolvido na luta entre as trevas e a luz, entre a ciência e a ignorância, em toda parte fui vítima do ódio e experimentei a cólera da multidão burra e estúpida, bem como a dos acadêmicos oficiais, que são os pais da ignorância"


Neste sentido, sobre a fala de Giordano Bruno e de sua crença no fato de que qualquer homem podia fazer ciência, independente das classes sócio-econômicas, comente a relação entre CIÊNCIA E PODER, tendo também como parâmetro a ideia de Mayor, que diz: "A ciência é tanto uma cultura quanto um instrumento"e de A. Einstein " Toda ciência não passa de um refinamento do pensamento corriqueiro" (mínimo de 10 e máximo de 20 linhas).

29 comentários:

  1. A denominação ciência e poder através da linguagem e pensamentos nos fazem acreditar que todo processo tem uma razão.
    Se tratando de épocas ha sempre conflitos de ideologias, nos tempos de hoje bem menos censurada, podendo-se citar como exemplo de poder a não muitos anos atrás o regime militar no Brasil que reprimia todo e qualquer tipo de manifestação, sendo ideologia ou política.
    Entendia-se que qualquer tipo de pensamento contrario ao dos ditadores era totalmente visto como uma ameaça e eram reprimidos até com mortes.
    Na vida de Giordano Bruno não foi diferente, ele acreditava que qualquer tipo de pessoa sem nível hierárquico poderia fazer da filosofia uma ciência que igualava de um camponês a um rei e por se tratar de um episodio do século XVI, veio de encontro à inquisição católica ameaçando a mais alta hierarquia romana ocasionando assim a sua morte.

    Felipe E. Andrade
    Erisvaldo Batista de Santana
    Carlos Alberto Moreira Oliveira sá

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  2. Alessandra 9002053 Juliana 9002042

    Durante anos a Igreja Católica ostentava a maior parte do conhecimento (academias, faculdades, etc)e buscava de todas as formas, continuar dessa maneira, exemplo: tanto a bíblia quanto as missas eram em latim. Poucos sabiam ler, portanto poucos poderiam contestar/questionar a Bíblia. Os nobres, que também possuiam algum grau de estudo, eram a favor da ignorância dos criados, para que estes, não questionassem a sua condição e continuarem submissos a eles.
    Giordano Bruno -que contribuiu para a física e matemática- queria que todos, incluindo os vassalos, tivessem acesso à ciência, para poderem contestar, questionar, testar suas idéias empiricamente, para assim, sairem do seu estado de ignorância. A Igreja era contra esse pensamento, uma vez que a faria perder a sua hegemonia sobre os seus fiéis. Então não hesitou em usar o seu máximo poder contra os "infiéis", usando a inquisição, index,...

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  3. Cleusa de Souza Bordim Ra 9001347
    Karina Gazoli Ramos RA 9000946

    Bruno tinha uma visão muito próxima do real sobre religião, ele acreditava que DEUS estava presente em tudo, foi confrontado com a igreja, pois idealizava que todas as pessoas tanto da classe mais baixa até a mais alta tinham o mesmo direito de pensar, isso acabou se tornando uma ameaça para os mais poderosos que os descriminaram socialmente.
    Devido a sua crença ele sofreu demais, foi vitima do ódio e da estupidez da sociedade, que pela ignorância se sentiu ameaçada, e morreu pregando seu ideal de acordo com seu pensamento firme sobre a religião pois não temia seu julgamento e acreditava em sua ciência onde o poder não o fazia fraquejar diante de sua concepção.
    Com a tentativa de libertar o homem da ignorância foi morto cruelmente pela nobreza e clero, deixando sua mensagem para futuros seguidores.

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  4. Natalia Corrêa Nicoletti RA: 9001892
    Sergio Nascimento Souza RA: 9000968

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    A idéia principal de Giordano bruno foi que todo homem pode fazer ciência, mas nem sempre isso se cabe a realidade, pois quando se associa ciência ao poder os interesses se tornam muito diferentes, em geral todos podem fazer ciência com a responsabilidade e a coerência de aprofundar os estudos e tentar ao máximo alcançar provas e a credibilidade necessária, para que o assunto seja convincente, novo e o mais próximo da realidade possível.
    Além de tudo a ciência pode ser um instrumento poderoso podendo fazer que uma sociedade inteira, acredite num conhecimento científico que beneficia alguns grupos ou grupo dessa sociedade, que se apoderam de argumentos para justificar interesses próprios ou até mesmo de um governo que se utiliza de meios para justificar seus fins, ficando evidenciado que os interesses “políticos” são numa proporção maior que os interesses científicos, divergindo assim dos interesses da sociedade.

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  5. Giordano Bruno (1548-1600) foi filósofo, astrônomo, matemático e se tornou um dos maiores pensadores do século XVI e um dos precursores da ciência moderna, devido suas idéias as quais causavam conflitos com a Igreja Ortodoxa daquela época.
    Independente de qualquer situação econômica vivida pela população naquele tempo havia sim idéias pertinentes as quais poderiam ser questionadas e até mesmo colocadas a julgamentos, porém por imposição da Igreja, qualquer pessoa que tentasse expor o que contradizia o poder ortodoxo era condenada.
    A falta de liberdade de poder expressar pensamentos sólidos tornava as pessoas confinadas em uma cultura fechada, tornando-as ignorantes, não querendo abrir os olhos para aquilo que realmente acontecia ao seu redor. Não era falta de documentos para pesquisar algo revolucionário, mas o medo do poder imposto por aqueles que condenavam de forma drástica.
    No fim de sua vida, Giordano Bruno foi condenado e queimado vivo em 1600, pois infelizmente viveu em um momento em que os olhos da população estavam tapados pelo pensamento de quem pregava a escuridão das idéias que um dia revolucionariam a face da Terra.
    De modo geral, a ciência e o poder estão ligados, pois um acompanha o outro de acordo com suas evoluções. A ciência se submete a provar o que acontece e se constatado, torna aquilo algo concreto de modo a limitar certas opiniões e idéias geradas após isso. No entanto o mundo está interligado a tudo ao seu redor e diversas mudanças ocorrem a todo o momento podendo gerar inúmeros questionamentos sobre aquilo que havia sido provado.

    Artur B. Barbaroto RA: 9001341
    Christofer R. Seleguini RA: 9000955

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  6. Giordano Bruno, foi um filósofo com um ideal muito evoluído para época em que vivia, com isso sofreu inúmeras criticas e foi torturado e queimado. Bruno elaborou uma ciência diferenciada, onde acreditava que o mundo era algo muito maior do que estava proposto na época, que a Terra não era a coisa mais importante no universo, que os planetas giravam em torno do sol um astro maior do que se pensava, que Deus era algo maior do que mencionado, que ele era criador de todas as coisas. Apesar de tudo isso ele não foi um pensador político, naquela época política e religião eram as únicas coisas que importavam. Sobre o poder ele foi muito lógico ao dizer que não eram apenas os “iluminados pela igreja” que entendiam de Deus e do universo, ele defendia uma tese de que qualquer pessoa poderia entender do universo, da ciência ou de Deus, bastava ele sair da ignorância da ditadura imposta pela época, de pensar por si só e não pelos outros, ou pelos dogmas da igreja imposta por seus diretores.
    Na minha opinião ele foi revolucionário pelas suas idéias e dogmas, ele não aceitava as imposições da época, e morreu dizendo que o Deus dele era maior que aquilo dito pela igreja, ele foi torturado e queriam obrigá-lo a dizer que ele aceitava a imposições da igreja, ele por sua vez preferiu a morte do que deixar as suas idéias e seus ideais. Nos dias de hoje posso dizer que precisávamos de pessoas que acreditasse mas em si mesmo, e em um Deus maior ainda do que se acredita.

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  7. Michele Rosolen RA 9000980
    Toni Jeferson Miguel Junior RA 9000454

    Giordano Bruno acreditava que ciência não era um privilegio apenas de sacerdotes e oficiais acadêmico, pois nem tudo que eles diziam era verdade. Defendia que todos tinham a liberdade de expressão, que independentemente de sua classe social ou clero, podiam ter o poder sobre suas próprias crenças.
    Mesmo acreditando que a ciência é concretização de idéias sejam elas de doutores ou pessoas simples, talvez houvesse outra forma de Giordano Bruno expor suas filosofias para população “burra e ignorante” de maneira a não se comprometer com os lideres da Igreja, uma vez que o poder hegemônico da época não permitia tais contestações, colocando em risco a única fonte de poder.
    Tanto a ciência como o poder podem ser instrumentos importantes na cultura e nas leis de uma sociedade desde que entrem em comum acordo. Diferente da época de Giordano Bruno hoje temos maior liberdade de nos expressarmos de forma efetiva.

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  8. Segundo o que foi visto sobre os pensamentos de Giordano Bruno ele enxergava alem da igreja e isso não era aceito na época pois quando havia algum tipo de manifestação política ou ideológica era censurado pela igreja. Isso fez com que ele fosse afastado da igreja e proibido de entrar em Roma.
    Para Giordano Bruno a classe privilegiada que possuía certo grau de estudo eram a favor da ignorância da classe mais pobres pois não questionariam aquilo que eles ditavam na época e continuariam submissos a eles.
    Devido a todos seus pensamentos e enxergar alem daquele mundo de ignorâncias o levou a ser exilado, preso chegando a sua morte.
    Hoje a liberdade de expressão em termos esta mais liberada havendo muito preconceito por parte da classe mais alta, seus pensamentos continuam os mesmos mas hoje se consegue se expressar melhor em relação a épocas passadas.
    Edson RA 9001717
    João RA 9000984

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  9. Gustavo Mercadante RA: 9002044
    Gilson Baccan RA: 9000982

    Podemos dizer que através da ciência é conseguido o poder do conhecimento e descoberta, onde podemos buscar infinitas formas de descobrir o novo e tornar isso em ferramenta e cultura.
    Mas em cima disso podemos dizer que a vida de Giordano Bruno, com seus pensamentos filosóficos e científicos foi contraria aos pensamentos das pessoas que tinham o poder, levando a arbitrariedade de seus conceitos causando conflitos em sua época o levando a morte.
    Levando esse poder de levar a todas as classes sociais a maneira de pensar a ciência, se tornando uma ameaça aos poderosos.

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  10. A relação entre ciência e poder traz conseqüências terríveis, desde a antiguidade quando a Igreja possuía maiores domínio, o poder da ciência leva uma sociedade acreditar que os conhecimentos cientificam beneficia toda a sociedade, porém sabemos que somente uma parte da sociedade é beneficiada (o Clã da sociedade).
    Giordano Bruno foi um filosofo que se preocupou entre as questões espirituais e materiais, era um político que se preocupava em dialogar com a alta sociedade da época, a fim de, diminuir os conflitos religiosos, com isso Giordano Bruno representava um perigo para a Igreja, e por isso foi perseguido e queimado.
    Giordano Bruno defendia que os filósofos eram donos de seu próprio destino e que a virtude nasce do conhecimento e da razão.
    E com sua morte, houve um receio entre as pessoas de expressarem suas idéias de pensamento em toda a Europa culta.


    Herculano Lazarim RA: 9002153
    Karina Ferreira RA: 9001981

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  11. O grande escritor, teólogo, filósofo e frade italiano Giordano Bruno, oriundo de Nola, povoado situado nas províncias de Napole, na Itália, realizou algumas teses que provam que todo indivíduo, independente de sua classe social ou credo, teria direito de estudar e ter entendimento acerca das bases filosóficas do mundo, que até então tinha limitações de acesso somente aos sacerdotes e alguns oficiais acadêmicos, além de incentivar a idéia de que não existe uma verdade absoluta sobre as coisas e que tudo poderia ser questionado.
    Este pensamento de Giordano gerou grande polêmica na época, a sua tese colocaria o poder que o clero tinha sobre a população na época, que até então tinha suas limitações. Esta idéia é deixada de forma clara em sua afirmação onde ele diz que não tinha objetivo de esconder suas idéias e sim deixá-las públicas, e que em todo o seu tempo de estudo sempre encontrou algum tipo de censura, por parte da grande massa, por estes serem ignorantes sobre as artes filosóficas e aderirem os dogmas pregados pelo clero, e também de algumas autoridades que supostamente criaram os meios de controlar esta massa para estabelecer a ordem que estes viam como ideal.
    Pelo fato de suas idéias serem ameaças a estes ditos ‘donos da verdade’, e ainda ter a possibilidade quebrar a ordem que estes haviam estabelecido, rendeu a Giordano a censura em seu estado mais extremo: a condenação à morte por heresias.
    Ao longo de toda a história nos são apresentados diversos casos semelhantes de censura, envolvendo escândalos políticos, científicos, religiosos e toda forma de encobertar os métodos de dominação de uma minoria, que infelizmente causou a morte de alguns por simplesmente deixar as suas idéias expostas.
    Atualmente não é diferente e qualquer forma de expressas nossas idéias que de alguma forma possa prejudicar algum grupo que tem intuito de dominar a grande massa ignorante e sem informação acaba sofrendo diversas censuras.
    Ao mesmo tempo em que a ciência pode lhe trazer maior entendimento sobre as coisas, esta ainda pode ser um problema por descobrir as suas convicções e ir contra a correnteza da ignorância e da censura


    João Paulo Amaral de Oliveira RA 9000609
    José Carlos Bispo RA 9001343

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  12. Ciência e Poder (com base no filme Giordano Bruno)

    Ciência e Poder, mistura essa ,que pode levar a libertação ou escravização e se tratando especificamente do filme citado acima,a época e o local onde ocorreram, essa mistura estava totalmente voltada para a escravização dos povos, pois todo o conhecimento que o povo adquiria tinha que ser ministrado pela igreja, onde sua utilização era como instrumento de manipulação de um grupo, Estado e Pais.
    Todo conhecimento que emergia entre os povos sem a devida permissão ou pensamentos contrários ao da Igreja, era considerado uma afronta ,heresia perante o poder por ela instituído, e Giordano Bruno vem para traçar novos rumos a idéia do poder , trazendo a consciência que, Ciência esta a o alcance de todos onde podem pensar e ter suas realizações ,trazia uma mensagem de libertação que soou para os lideres da época como uma ameaça a seu poder.
    Nos tempos atuais o poder continua a imperar de modo velado, pois corrompe e manipula quem não tem domínio sobre ele, e o povo continua a ser escravizado de forma imperceptível, com os truques e distrações para a sociedade comprar a idéia de liberdade com alto preço.

    Clovis Filho RA900200

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  13. Ele acreditava que ciência era para todos, não apenas para padres e oficiais acadêmicos, pois nem tudo que eles diziam era verdade. Giordano Bruno defendia que todos deveriam ter a liberdade de expressão e que independentemente da classe social ou clero, todos podiam ter o poder sobre suas próprias crenças.
    Mesmo acreditando que a ciência era a realização de idéias, seja ela de doutores ou de pessoas simples, poderia haver outra forma de Giordano Bruno expor suas filosofias para população desprovida de inteligência, de forma que não entrasse em conflito com os sacerdotes, já que o poder absoluto da época não permitia contestações, colocando em risco sua única fonte de poder.
    Para nós tanto a ciência quanto o poder, são instrumentos importantes na cultura e nas leis da sociedade desde que não entrem em conflito, na época de Giordano Bruno, era o oposto, hoje temos muito mais liberdade para expressarmos nossas idéias e conceitos de forma clara.


    Alunos do 3º A

    Danubia Fernandes de Sousa RA: 9000979
    Ondinato Lemes RA: 9000966
    Thiago Alcantara RA: 9001339
    Allan Carmo de Palma RA: 9001716

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  14. O que vemos são duas escolas, uma mantendo a escuridão para a população, e a outra querendo acender a luz da cultura, ciência e conhecimento.
    Os nobres que também contavam com um certo grau de conhecimento, eram a favor da ignorância de seus cervos.
    Giordano Bruno luta para que todos tenham acesso a este conhecimento, e que o individuo tenha opinião própria.
    Mas suas idéias vão contra o pensamento da igreja católica.

    José Leandro Pereira RA: 9001724
    Luís Fernando Samogin RA: 9001353

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  15. Welington E. F. de Souza RA:9000974


    Giordano Bruno acreditava muito que DEUS estava muito presente na sua vida, acreditava que as pessoas tinham total direito de expressar suas ideias, sem restrição, sem barreiras.
    Sofria demais por motivo de sua crença, morreu pensando em sua religião, nunca teve medo de qualquer ato, foi queimado vivo, filosofo, sofreu muitas criticas naquela epoca, acreditava também que tudo que era dito, na maioria das vezes não era verdade.

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  16. Alessandro Rodrigues Gonçalo RA:9001718
    Ariel Ribeiro RA:9001229

    O conhecimento que surgia entre a população que era contra os pensamentos da igreja, era considerado uma ameaça perante o poder por ela instituído, e Giordano era uma dessa ameaças com seu pensamento filosófico e idealista.
    A ciência para a época era encarada como uma heresia, dizer algo que fugisse a realidade atual era uma plasfemia contra a igreja. Muitos pensamentos que poderiam revolucionar a época foram contidos por medo de represarias. Bruno por sua vez não se deixou levar pelas intimidações da igreja expondo suas idéias abertamente ao povo motivo ao qual o levou ao seu fim.
    Acreditamos que muitas idéias que surgiram nas suas datas que os livros nos trazem já passavam pelos pensamentos de muitos de épocas remotas onde preferiram guarda para si.

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  17. 3 A Logistica
    Juciane Rodrigues Gonçalo RA 9001722
    Paulo Henrique RA9001888

    Ciência e Poder
    O tão contestador Giordano Bruno acreditava no universo infinito e defendia o humanismo, logo se deparou com preceitos da igreja católica.
    O filosofo coloca que o poder e a ciência são para todos, que assim a população tem direito de pensar e ter libertações de pensamentos, por essas idéias tão à frente de seu tempo foi condenado pela inquisição.
    Atualmente o preconceito e a banalização de novas idéias e pensamentos de alguma forma ofendem grupos formadores de opinião (mídia) que influenciam grande parte da população com a alienação.
    Embora haja alienação em maior parte da população, ainda temos fé que a ciência possa trazer significado e conhecimento as coisas.

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  18. Percebemos que naquela época só havia duas escolas de renome para formar os acadêmicos da época, com isso havia uma certa rivalidade muito grande.
    Durante a revolução na Europa percebemos que as pessoas da época buscavam incansavelmente seus direitos de expressão tanto falada quanto a escrita.
    Para as oposições da época uma pessoa moderna e com pouco de conhecimento cientifico mais apurado era motivo de ameaça para os mais intolerantes.

    Cicero José dos Santos RA 9001727
    Vagner Carlos de Melo RA 9001346

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  19. André Francisco Squarizi da Silva RA: 9000971
    Weslei Luiz de Carvalho Garcia RA: 9000964
    3º Período de Tecnologia em Logística Turma: A
    Ciência e Poder
    Giordano Bruno foi um pensador da época da Inquisição, que foi a procura de informações e pesquisas, que contradiziam o resto do mundo, incluindo principalmente a igreja e aos que tinha muito poder e ditavam o funcionamento da sociedade na época. Era um revolucionário dizia que o Sol era o centro do Universo e não o Planeta Terra, e que todos os seres humanos indiferente de ter condições financeiras, poder religioso e ou político, poderiam ser considerados como uma pessoa normal e pudesse estudar, e formalizar e expor suas idéias concretas, baseadas em pesquisas e que de fato fosse possível provar a realidade.
    Por manter esses ideais foi condenado a fogueira, e a igreja e os governantes monarcas o condenou, alegando que estar profanando a igreja.
    Nos dias atuais vamos dar como exemplo a empresa Replan, ela contaminou o solo e o subsolo de uma imensa área, mesmo os moradores provando a contaminação foram demorados o retorno e a indenização devida a cada um, devido poderes políticos e econômicos, que foi mascarado de certa forma a fim de manter interesses principalmente e o próprio nome da empresa.
    A nossa política, pode ate fazer um filme da extorsão de dinheiro, porém e sempre acobertado os principais culpados a fim de defender nomes e poderes econômicos.
    Outro exemplo é o trafico de drogas, com envolvimento de agentes policiais, se for exposto a sua integridade a declarar os sujeitos culpados, você corre o risco de perder a vida.

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  20. 3°A
    Lucas Ribeiro 9000952
    Edilson Rosini 9000985

    Tudo tem uma razão se enxergarmos de forma cientifica.
    Conflitos numa época mais antiga como até hoje se trata de apenas poder, e este naquela época era visto como Divino, e uma pessoa intelectual era aceito como um cientista, e um escolhido de DEUS.E então Giordano Bruno contestava isto e dizia que qualquer pessoa poderia fazer ciencia, e queria que todos tivessem acesso a ciencia, para poder questionar as coisas que se passavam, então ele foi reprimido custando-lhe até mesmo a vida.
    Pois a parte monarqua era contra esse pensamento, de modo que tinham medo de que sua autoridade e hegemonia se perdesse.

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  21. Bruna Malta Polegato 5º periodo de Pedagogia - FAM

    Os pensamentos de Giordano Bruno (1548-1600) remetem ao entendimento de que todo individuo para fazer e entender a ciência tem que primeiramente se conhecer, aprimorar-se pelo exercício de suas faculdades e desenvolver suas virtudes através de uma moral.
    Os indivíduos têm que sempre se superar, por maior que sejam suas adversidades econômicas, sem se prenderem as imposições ou regras vigentes de sua época.
    Para ter conhecimento basta ser curioso, ler muito, perguntar sempre, conversar com as mais diversas pessoas que encontrar e trocar informações pertinentes aos assuntos que se quer entender.
    Obviamente que determinadas buscas podem acarretar perseguições de setores de pensamentos contrários. Uma ótima reflexão que fazemos da filosofia de Giordano Bruno é; Se você tem embasamento teórico ou prático, pleno conhecimento de suas idéias, opiniões e sabe o risco que pode acarretar perante o que chamamos de “linha de pensamento da maioria”, siga em frente e prove suas idéias.

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  22. Ketry e Débora – 5º Período de Pedagogia - FAM

    O filme Giordano Bruno evidencia a relação entre Ciência e Poder (Igreja Católica), a Igreja manipulava as ideias e os pensamentos do povo, de modo que todos os benefícios se voltassem para a ela.
    Giordano Bruno era um filósofo e através do filme nos faz refletir sobre as “verdades absolutas” que nos são impostas, pois foi o primeiro a afirmar que a Terra não era o centro do Universo, porém apenas depois de vários anos esta afirmação foi comprovada através de Galileu Galilei, além de outras afirmações que ele fazia e que não eram aceitas pela Igreja, naquela época.
    Refletindo sobre o filme, pensamos que nossa prática pedagógica deve ser voltada para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e agentes de transformação, que sejam aptos a formar suas próprias opiniões e a defender o que realmente pensam.

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  23. Mariana 5º Periodo de pedagogia - FAM

    Giordano Bruno (1548-1600), foi um filósofo onde acreditava que o universo fosse infinito e cheio de inúmeros sistemas planetários que continham a vida.
    Giordano Bruno tinha uma visão muito próxima ao real sobre religião. Acreditava que Deus estaria presente em tudo. Falava que todas as pessoas tinham o mesmo direito, independente de sua classe social.
    Giordano Bruno elaborou uma ciência diferenciada, onde acreditava que o mundo era algo maior do que estava proposto, onde a Terra não era a coisa mais importante do universo.
    Devido ao seu pensamento, sua crença foi condenado e queimado vivo em 1600

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  24. Analisando o filme e os textos sugeridos, podemos afirmar que a vida de Giordano Bruno nos traz várias lições. Uma delas, acredito ser a ousadia de um cidadão crítico em fazer Ciência e defender suas idéias. Essa relação ciência e poder é muito visível no filme, quando a igreja católica é tida como a principal fonte de verdades absolutas, tornando a população escrava de suas regras e pensamentos. Cada cidadão é capaz de fazer Ciência, e nós como futuro docentes, devemos estar ciente disso, para instigar nossos alunos a relfetir, criar e interagir.

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  25. Claudia e Maria – 5º Período de Pedagogia – FAM

    Devido a analise de textos e parte do filme, podemos concluir que Giordano Bruno não foi somente um filosofo, mas também um revolucionário que lutou pelos seus ideais que era o estudo da ciência, contrariando assim a política da igreja que consistia em manipular o conhecimento e contestação do povo.
    Acreditamos que ele não morreu em vão, pois contribuiu para o desenvolvimento do não apenas do pensamento sobre a ciência, sendo este ampliado a cada momento, mas também da pratica pedagógica, pois está deve formar pessoas criticas e que defendam seus ideais.

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  26. Giordano Bruno , astrônomo e matemático, importante pelas suas teorias sobre o universo infinito. Acreditava que o Universo era infinito, que Deus era a alma universal do mundo e que todas as coisas materiais são manifestações deste principio infinito, isso era contra os pensamentos da Igreja,pois todo conhecimento que emergia entre os povos sem a devida permissão ou pensamentos contrários ao da Igreja, era considerado uma afronta ,heresia perante o poder por ela instituído, ele era uma ameaça a Igreja, por isso foi perseguido e condenado a fogueira.A prática pedagógica deve ser voltada a expressões de idéias a formação de cidadãos críticos.

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  27. Nayara Fernanda Batista - 5º Período de Pedagogia - FAM

    Giordano Bruno está situado historicamente no contexto da transição feudo-capitalista, em que as idéias ilustradas começam a obter destaque, apesar de que, neste período, a Iregja ainda possui grande ascendência na sociedade européia. O filósofo em questão, com sua Teoria Heliocêntrica, simbolizou a transição de uma era onde a Igreja detinha o monopólio do conhecimento, de modo que toda a ciência de até então estava baseada em preceitos que pairavam sempre sobre os dogmas da Igreja, ou seja, não havia total compromisso com o "conhecimento puro", mas sim com um conhecimento que serviria para manter a estrutura até então vigente na sociedade.
    Traçando um paralelo com o ensino em pedagogia de ciências, é correto afirmar que o conhecimeno deve ser aplicado sem nenhum dogma pressuposto, ou seja, é dever do professor possuir total isenção a fim de inspirar os alunos a desenvolverem suas próprias visões de mundo, tornando-os cidadão críticos.

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  29. Korine Azalim - 5º Periodo

    Giordano Bruno era por sua vez um filósofo que acreditava na sua propria ciencia, mas ele tambem acreditava que Deus estava em todas as coisas. Ele era a favor da liberdade de expressão idependente da classe social e economia. Por esses motivos foi julgado pela nobreza, que descordava das opinioes da classe baixa, se autojulgavam como os mais sabios devido ao poder. Isso so colocou a prova que desde antigamente o poder vale mais do que os valores do seres humanos. A ignorancia vale mais alto.

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