quarta-feira, 12 de maio de 2010

Referencial Curricular Nacional para a Ed. Infantil

Vocês devem fazer a leitura das páginas 49 a 69 do RCN Ed. Infantil (link no portal) e, EM DUPLAS, desenvolver uma análise sobre:

A relação da autonomia, identidade, constituição de vínculos, expressão da sexualidade e apropriação da imagem corporal da criança de 0 a 3 anos,  com os itens apresentados no RCN como orientações ao professor: JOGOS E BRINCADEIRAS, ALIMENTAÇÃO, BANHO e ORGANIZAÇÃO DO TEMPO/ ATIVIDADES PERMANENTES. Em síntese, como o docente pode desenvolver um trabalho pedagógico que leve em consideração esses aspectos (autonomia, identidade, constituição de vínculos, expressão da sexualidade e apropriação da imagem corporal da criança de 0 a 3 anos), através de JOGOS E BRINCADEIRAS, ALIMENTAÇÃO, BANHO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO/ ATIVIDADES PERMANENTES?  


Após a leitura de trechos do Referencial (RCN), deixe o comentário da dupla.


Bom trabalho!
 

11 comentários:

  1. Conforme foi lido no RCN, as habilidades a serem inseridas nas crianças, depende do bom desenvolvimento e criatividade dos professores e demais funcionários das instituições escolares, aonde deve ser desenvolvido um trabalho coletivo que ajude nas seguintes habilidades como: coordenação motora (atividades de sequenciação/classificação/ seriação),higiene(banho,escovação,higiene das mãos antes das refeições),alimentação(incentivar a alimentação de acordo com o cardapio da escola),brincadeiras( proporcionar um ambiente adequado e limpo para que as crianças possam ter liberdade e se sentirem livres para brincar,brinquedos renovados)e atividades que possam crescer cognitivamente, afetivamente e nos diversos aspectos do desenvolvimento.

    trabalho feito por: Alessandra Ramalho, Marivanda e Silvia Rebeca.

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  2. Em relação aos Referências Curriculares da Educação Infantil, o professor deve ser um mediador nas relações a serem desenvolvidas com as crianças as quais busquem desenvolver a autonomia, identidade entre elas. No entanto para que isso ocorra é necessário não só o educar e sim o cuidar estando o professor sempre atento as necessidades e sabendo aproveitar as oportunidades para favorecer o desenvolvimento da criança em vários aspectos. O docente tratado nos Referênciais deve fazer com que as crianças nas brincadeiras tenham as suas disposições brinquedos, objetos os quais favoreçam suas ações simbólicas transformando os significantes em significados. Ele deve deixar que a criança se expresse e também trabalhe junto com ela se incluindo no sentido da organização e depois junto com os demais alunos trabalhe a afetividade ao propor que os alunos dividam o que foi que eles desenvolveram nas brincadeiras que podem ser: individuais em duplas ou em grupos.Contudo o docente deve ter sempre em mente, com base nos Referênciais que o educar e cuidar andam juntos.Sendo assim, é necessário o respeito com os estágios os quais a criança está e ainda passará, aproveitando ao máximo cada fase e momento onde de forma prazerosa faça com que a criança tenha vontade de realizar suas próprias atividades de forma autonôma e também que seus sentimentos e opiniões sejem respeitados a fim de que ela venha a se tornar um cidadão consciente,organizado entre várias outras virtudes morais e éticas as quais ajudaram no seu convívio em sociedade.


    Realizado por: Rosemary e Kamila!

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  3. O estabelecimento de um vínculo harmonioso com o meio e com pessoas do seu convívio é um dos fatores que garante uma boa relação interpessoal. O professor não deve determinar as brincadeiras em relação ao faz-de-conta ou ao imaginário, porém deve proporcionar um ambiente adequado para que esse momento seja realizado de forma prazerosa. Esse é um momento de autonomia da criança, onde a mesma transmite suas emoções, sentimentos e reorganiza seus pensamentos. A instituição educativa deve estar preparada estruturalmente e profissionalmente para que a criança tenha pleno desenvolvimento emocional, cognitivo e biológico para que seja desenvolvida autonomia na criança. O professor pode partir de situações rotineiras das crianças para desenvolver a autonomia, identidade, independência, o vinculo, a interação; por exemplo: com o bebê na hora da alimentação ser sempre o mesmo adulto, pois o vinculo é fundamental nessa fase. Com crianças maiores, podemos trabalhar o ato da experimentação, de comer sozinho pra que haja um crescimento da independência da criança. Em relação à higiene é importante que se incentive desde pequeno e que o adulto seja um modelo para ela, pois a imitação e a observação é muito presente nesta fase. A criança na instituição escolar segue uma rotina, que a faz se desenvolver com autonomia, baseada nas orientações dos professores, contribuindo no ambiente familiar e escolar. Vale ressaltar que através dos jogos e brincadeiras podemos desenvolver a expressão corporal, na alimentação e no banho podemos trabalhar a autonomia, lidar com as diferenças e o conhecimento do seu corpo.

    Eliane, Tainá e Tatiane.

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  4. De acordo com o RCN é necessário proporcionar para a criança, um ambiente que possa ter segurança, conforto, repouso, tranqüilidade, boa alimentação e higiene. Que A instituição possa oferecer para as crianças um lugar bem arejado, com boa ventilação que as mesas, cadeiras na sala de aula, no refeitório, no banheiro e na sala de recursos, tudo seja de acordo com o tamanho da criança. Aonde venham facilitar na hora do banho, da higiene, refeições, escovação, atividades, brincadeiras. Nunca esquecer de favorecer as crianças com: o brincar, saltar, desenhar, o faz de conta, correr no parque, ouvir música, olhar livros, pintar, massinha de modelar e jogos com regras etc. para auxiliar o desenvolvimento e a independência, o cognitivo e a outonomia. Que elas aprendam as rotinas, regras e resolver situações problemas, e elogiar as suas conquistas. O educador precisa sempre propor para todos que arrumem a sala após cada brincadeira, e atividades, dando a oportunidade para que elas possam aprender a cooperar e a terem responsabilidade.

    Alunas Ilda e Paula

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  5. Segundo o Referencial Curricular nacional o professor precisa ter um bom vinculo com seus alunos pois estando ciente disto ele valoriza e reconhece a valorização interpessoal.
    O processor deve saber qual o momento certo de intervir nas brincadeiras e no jogo simbolico , pois a criança necessita viver está fase para que ela venha aprender regras e isso irá contruir na criança a autonomia de assim ela mesmo podera fazer suas escolhas.
    A escola deve ser um ambiente organizado e que tenha uma estrutura onde esteja dentro com a idade da criaça, salas limpas, e moveis adequados para o tamanha da criança ,materias pedagogicos,para que todos venha se sentir bem no ambiente escolar.
    O brincar é fundamental para o crescimento da criança em hipotese alguma pode se exigir que uma criança tenha maturidade de um adulto.
    A escola deve oferecer a criança uma boa higienização desde alimentos até a saúde da criança ,deve-se cuidar do emocional,biologicoe cognitivo de cada criança é a escola e a família tem o papel de atender as necessidades de afeto alimento ,e segurança conclui-se que a escola é o segundo lar da criança por isso deve- ser um ambiente agradavel onde a criança se sinta feliz e desenvolva seu crecimento e que todos respeitem suas opniões .
    Alunas: Daiana Lú e Renata Santos

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  6. A leitura do RCN da Ed. Infantil trata sobre a importância do trabalho do professor na educação infantil, não apenas com cuidados básicos como comer, tomar banho, troca de fraldas, etc ...O texto mostra que em cada ato desses o professor deve propiciar um aprendizado. Não basta apenas os cuidados básicos como: comer, trocar fralda, e dar banho. Nesse período é importante a relação da conversa com a criança, trabalhando o desenvolvimento de sua linguagem, por exemplo: ao trocar a frauda, ir conversando com a criança sobre as partes do corpo, mostrando o nome de cada uma delas. No ato de dar mamadeira à criança, pode-se trabalhar a questão de quantidade, por exemplo: antes de a criança mamar, a mamadeira está cheia, e depois, a mamadeira está vazia. O texto trata também dos cuidados na hora da alimentação da criança; mostra que devemos trabalhar com as crianças como os alimentos são preparados, a origem deles, falar sobre alimentos utilizados no dia-a-dia e alimentos utilizados nas festividades, podendo assim trabalhar datas comemorativas e uma noção cultural dos alimentos. Tratando-se de higiene o RCN comenta sobre o aprendizado que ocorre na observação e imitação pela criança. É importante que as crianças vejam adultos em hábitos de higiene pessoal como escovando os dentes ou lavando as mãos. O momento do sono também é fator importante para saúde e sistema nervoso da criança; é uma necessidade que a criança tem, e que deve ser respeitado, o professor pode nesse caso deve conversar com as crianças sobre a importância do sono, medos/fantasias na hora de dormir, e trazer músicas de relaxamento para que na hora de dormir a criança sinta-se à vontade como se estivesse em sua própria casa. Finalizando, o texto enfatiza que devemos a todo o momento trabalhar a autonomia da criança, para que pouco a pouco ela comece fazer suas atividades sozinhas, trabalhando também a evolução que a criança teve naquele período escolar, mostrar a elas que os que antes faziam com auxilio de alguém hoje já fazem sozinhas. É muito importante para a auto-estima da criança atividades que à levem ao êxito. Lembrando que para isso devemos ter cuidado na elaboração das atividades, percebendo quais são as habilidades a desenvolver naquela faixa etária, algo que elas consigam fazer. É interessante começar pela arrumação dos próprios brinquedos, lavarem as mãos sozinhas e servir-se na hora de comer.

    Alunas: Caroline Garcia e Lilian Camargo

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  7. No Referencial Curricular da Educação Infantil, encontramos a importância da criatividade, das rotinas e da organização, pois nessa faixa etária de zero a três anos, o professor tem que proporcionar atividades que exploram movimentos com noções de espaços, tempo, equilíbrio, agilidade, habilidades fina e grossa, e também estimular as crianças usar sua imaginação e criatividade, pois cada um aprende e se desenvolve dentro de seus limites, e através de jogos e brincadeiras significantes a aprendizagem se torna mais eficaz, é importante que os professores estimulem e dêem oportunidades para as crianças fazerem suas próprias escolhas.
    As alimentações devem ser realizadas em ambientes calmos, organizados e higiênicos, os bebês não conseguem se alimentar sozinhos, mas com estímulos do professor e juntamente com a família eles ao passar do tempo desenvolve sua coordenação motora e certa autonomia, na qual passam querer a alimentar-se sozinhos, e assim as crianças poderá utilizar talheres e também canecas ao invés de mamadeiras, é importante que o professor se preocupe em oferecer as crianças variedade de alimentos, para que experimentem de tudo, apropiando-se de alimentos nutritivos e saudáveis.
    A higienização corporal da criança é importante não só para refrescar, mas sim para relaxar, aprender, ensinar e estimular, pois na hora do banho é um momento no qual ocorre aprendizado e assimilação, pois o professor pode ensinar a criança lavar a mão, o pé, braço, barriga, pipi entre outras partes do corpo, neste momento o professor ou até mesmo os próprios pais tem uma interação significante, pois se pode aproveitar para trabalhar o desenvolvimento cognitivo da criança assim vão aprendendo onde ficam as partes do corpo e que nas partes existem outras partes como cabeça, mas na cabeça tem os olhos, nariz, boca cabelo etc.. Entretanto só higienização não basta é preciso haver interação entre ambos.
    Toda creche tem uma rotina, e o professor tem que se organizar todos os dias com diferentes atividades, tendo cantinhos de atividades diversificadas, incluindo projetos que possam ser como um processo de desenvolvimento motor e cognitivo, e nessa idade o estimulo é importante para varias áreas como: emocional, cognitivo, biológico e entre outros, realizando atividades que possam englobar tudo de uma forma organizada e interdisciplinar, sempre respeitando as faixas etárias de cada um, enfim o professor e alunos poderá ter uma relação mais significativa tanto para o aprendizado da criança quanto para a satisfação do professor.

    Amanda Teixeira de Oliveira
    Thais Fernanda e Silva
    Tailane Santarosa
    Débora Aline de Lima

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  8. Considerando o que conhecemos e estudamos com a leitura do RCN, podemos realizar alguns comentários, sabemos que é necessário ter estruturas nas instituições de ensino infantil, assim como segurança, conforto, higienização, alimentação saudável, repouso adequado, móveis como cadeiras e mesas de acordo com o tamanho das crianças ,banheiros arejados e higienizados de fácil acesso para favorecer a troca de roupas e banhos das crianças,entre tantas outras necessidades que se faz presente nas creches e escolas infantis.Ressaltando também os momentos lúdicos em que a criança brinca, desenha, corre, salta, pula, canta, dança, participa de jogos.A presença do lúdico na escola favorece o desenvolvimento cognitivo, social e motor que é muito importante para o crescimento.Cada profissional deve respeitar a individualidade e limitações de cada criança, favorecendo atividades de interação e comunicação entre todos, com a finalidade de estimular o desenvolvimento e compreensão das regras do mundo para uma boa convivência social.Não esquecendo que a família também deve proporcionar os cuidados básicos em casa, para que assim a escola possa dar continuidade nos cuidados que as crianças aprendem em casa, assim a escola se torna o seu segundo lar.O professor de educação infantil precisa ter estruturas e capacidades psicológicas e profissionais, para atender os cuidados que todas as crianças necessitam, acompanhando sua educação e aprendizados dentro da instituição.

    Killma Araujo
    Raquel Baptista
    Carol Maia

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  9. O docente deve desevolver com a turma conceitos de identidade e de sociabilização, é preciso estabelecer algumas atividades que desenvolve a capacidade de imaginar, e que posso aprender em viver em grupo como trabalhar com imagens as proprias crianças, assim diferenciando que lhe pertence e do que é de todos.

    Já a questão da alimentação, que seje oferecido alimentos saudaveis para boa nutrição das crianças. O refeitorio deve ser amplo e bem organizado, com cadeiras adequadas as crianças de acordo com suas idades, e que professor auxiliem as crianças na hora de comer.

    È preciso que docente também ajude as crianças an hora da higiene pessoal, de cada criança , ensinando as, lavar bens as mãos, escovar os dentes, sempre se dando como exemplo.

    Na hora das brincadeiras e jogos, docente devera ser dinamico, com atividades que possam ser desenvolvidas com todos os alunos, que desenvolva, a expressividade, que desenvolva a autonomia, identidade, ,cognitivo ,controle moto, de compreensão do espaço e de desenvolvimento da imaginação.

    A instituição deve estar preparada parareceber estes alunos de modo que deve estar adequada na questão de limpeza, alimento,brinquedos educativos que possam favorecer no desenvovlimento cogntivo da criança.


    JULIANA ARMELIM
    RENATA CASSATI
    TATIANA PETRACCONE

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  10. Os comentários estão bem interessantes! É por aí...

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  11. Relacionado a todos estes aspectos , é importante que o professor saiba que as crianças podem começar os seus deveres sozinhos, como por exemplo aquele docente que faz tudo para a criança não faz com que a criança se torne autônoma...Comida, banho, higiene ,sono, e as prórpias atividades é importante que o docente insira as crianças nestas escolhas.
    Mais especificamente relacionado a atividades, é importante a busca pela identidade atividades em que a criança se veja, ou veja as partes do seu corpo, perguntas sobre suas vontades atividades em que a criança possa expressar e entender seus prórpios sentimentos e suas vontades.
    A inserção de projetos que a criança esteja completamente inserida nas atividades, em que ela aprenda a usar a higiene a favor dela, que entenda que esta higiene é importante.Enquanto a criança não aprende tais fatos , o professor deve estar atento a aspectos como banho, escovação, alimentação para que a criança veja que a atenção a estes aspectos são importantes e começe a se preocupar com isto também.
    A organização que a criança faz do seu tempo, deve ser feita , a criança irá entender o que ela pode e não pode fazer em tais horários.
    A escola e os professores tem que entender todos estes aspectos e preparar a aprendizagem de acordo com o que seje melhor para a criança e para que ela de forma prática entenda o que é melhor para ela.


    Alunas:

    BÁRBARA P. POSSOBOM
    GIOVANA ALINE DUARTE
    MARIANNY A. DE ABREU

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