sexta-feira, 26 de março de 2010

Disciplina Currículos e Programas: vigiar e punir

Os grupos analisaram os pontos comuns entre o currículo escolar e as questões levantadas por Michael de Foucault, no capítulo Os corpos Dóceis. Agora, deixem aqui suas sínteses a respeito desse tema!

Analisem os trechos abaixo e PROCUREM RELAÇÕES POSSÍVEIS COM O CURRÍCULO ESCOLAR (individualmente ou em duplas):

"é dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado"(p.126)

"em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações" (p.126)

"Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade são o que podemos chamar as 'disciplinas' " (p.126)

"A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dóceis [...] Ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma 'aptidão', uma 'capacidade' que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma relação de sujeição estrita" (p.127)

Bom trabalho!

17 comentários:

  1. No curriculo escolar a escola planeja algo para ser ensinado aos alunos, analisando o texto percebe-se que o curriculo é feito para formar pessoas idênticas (ou parecidas) através de corpos dóceis, fáceis de serem modificados, transformados.Também mostrado no texto e que se relaciona intensamente com o curriculo escolar é que as crianças (alunos) que não conseguem se adaptar ao planejamento feito são "descartadas", mandadas para instituições feitas para o tratamento das deficiências que encontram independente de serem realmente diagnosticadas como deficiências.

    Juliana Armelin e Marianny Araujo.

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  2. O currículo dentro de uma escola "dita" o que deve ou não ser feito. Isso nos torna dependente dele e consequentemente nos molda, nos trasforma para segui-lo, daí o texto corpos docéis. Qualquer criança que "foge" do padrão e não são capazes de fazer o que está dentro do currículo, são vistas como deficientes e assim incapazes de realizar o que está programado, ou seja, crianças que não se enquadram para serem moldadas iguais as outras, no mesmo ritimo.

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  3. A escola tem de fazer um currículo diferenciado. Não se trata de tirar ou colocar novas disciplinas mas, saber trabalhar com o currículo que se tem e não manipular . É importante ensinar o aluno a ir em busca da construção de novos conhecimentos e não apenas pegar o que já está pronto A escola tem que se evoluir e caminhar num objetivo comum que é o de tormar nossos alunos cidadões individuos competentes . O que o professores faz hoje nas escolas não pode ser chamados de ensinar . Ignorar a voz do aluno contribui para que o saber se torne inacessível.A escala,tem que esta em primeiro lugar, do controle: não se trata de cuidar do corpo, em massa, grosso modo, como se fosse uma unidade indissociável mas de trabalhá-lo. e que não achar que o curriculo não é neutro por que o curriculo por manipular ele pode ser manipulador e manipular as pessoas .o curriculo é manipulado de acordo com que cada escola quer fazer que tipo de curriculo a escola quer.e ao mesmo tempo um curriculo pode trasformar uma pessoa ele pode fazer de uma pessoa cheia de obrigações submissas.Então tem os odis lados do curriculo basta cada um saber escolher.

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  4. Os trechos acima se relacionam bastante com curriculo escolar, pois abordam claramente a questão da manipulação do individuo, aonde eles sentem a pressão que vem das pessoas que são superior a eles, ou seja, se tornando pessoas alienadas, heteronomas.Desta forma estaremos cada vez mais longe da base da disciplina, assim não alcançaremos o objetivo correto do curriculo.

    Trabalho feito por: Alessandra/Carla

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  5. A escola hoje em dia pode trabalhar a disciplinaridade de uma forma não muito exigente, pois pode prejudicar a formação dos alunos.Hoje em dia trabalhar isso não é um desafio que é impossível de ser cumprido,pois desde a educação infantil existem regras á serem cumpridas pelas crianças, e isso não termina nunca!A escola manipula seus alunos de uma forma que podemos dizer que faça com que nós acreditemos que toda história que é passada a nós é verdadeira e realmente é essencial para nós! Eles manipulam até o nosso futuro, criando palestras para com que nós possamos escolher uma profissão a ser exercida depois do colegial,e nós acabamos escolhendo o que achamos mais fácil para nós e até mais acessível para nossa vida econômica.

    Bárbara Pita Possobon
    Giovana Aline Duarte

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  6. Segundo Focault é considerado um corpo dócil, aqueles que se submetem a opressão, pessoas totalmente submissas, “modeladas”, educadas em forma de quartel, exercidas de forma mecânica. A própria sociedade impõe diversas regras e formas de disciplinas para formação de corpos dóceis. As pessoas podem ser doutrinadas à servirem aos outros, trabalharem excessivamente o corpo sem exercer nenhum progresso intelectual, sendo o trabalho do corpo não para seu próprio “sustento”, mas sim para o “sustento” e lucro do outro.
    Para Focault a disciplina é o único meio de manter o controle, disciplina é toda a base para sistematização e organização do currículo. Devemos nos atentar a qualidade do currículo que exercemos na escola, pois um currículo mal elaborado pode transformar a educação em um ato de violência, como por exemplo, um currículo coercitivo, baseado em pressão, cobrança e imposição. Devemos nos embasar em um currículo onde os alunos tenham liberdade de expressão, autonomia, um cidadão crítico, onde a educação seja prazerosa formando pessoas de bem e abertos harmoniosamente para a sociedade.

    Alunas:
    Caroline Garcia, Ilda Mendes e Paula Gabriela.

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  7. Podemos perceber que nem tudo que se coloca no papel é o que realmente acontece,dentro do espaço chamado escola.
    Na teoria é apresentado uma proposta diferente daquela que se pode realizar .
    Acreditando que para que um currículo possa funcionar é preciso que todos trabalhem com o mesmo objetivo e direção .
    O Texto os corpos dócies nos leva acreditar que as disciplinas de uma escola impõe que uma criança seje idêntica a sua coleguinha , ou seja, tenha o mesmo padrão de conhecimento .
    Conclui- se que independente de qual seja o rumo que a escola queira tomar tudo está inteiramente em suas mãos.

    P.S Daiana,Giseli

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  8. Para mim,currículo seria não só uma meio de formar pessoas que a sociedade quer,existem vários tipos de currículos,eles são feitos de acordo com o meio em que a pessoa vive,em alguns lugares só o que importa de verdade é o ideal da escola,que na grande maioria querem formar cidadãos que irão lhe servir futuramente,penso que hj,qto mais desinformada a sociedade for,mais fortes os “poderosos” serão,estarão mais livres pra fazerem o que é melhor para o seu próprio bem estar,ou seja,na maioria das vezes temos que ser submissos à s vontades e aos ideais que nem sempre são os nossos! É isso.
    Susy Coutinho

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  9. Segundo Foucault, o currículo pode ser manipulado. Isso vai de acordo com o que cada escola deseja proporcionar a sociedade. Ao mesmo tempo em que ele pode formar pessoas criticas e reflexivas, ele pode tornar as pessoas submissas e manipuladas. Porém esse currículo pode ser transformado, onde depende das pessoas que o elaboram. Isso proporcionará pessoas com ponto de vista diferentes, pessoas sendo capazes de modificar a sociedade em que vive e o sistema que as formaram.

    Tainá e Tatiane

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  10. A partir de todos os filmes que assistimos, vemos que todos eles tem a concepção currículo.
    A final o que significaria curriculo então?? Seria a idéia de disciplina, de alienação, onde as pessoas não são críticas e nem conscientes. O currículo quer dizer também como um controle da vida,essa alienação também dá a idéia de coerção, que é um molde, uma cobrança, uma repressão para cada ser humano.É onde também se cria pessoas dogmáticas, sem qualquer capacidade de aceitar críticas externas.
    É, sem dúvida, extremamente importante ter um currículo diferenciado para poder fazer a diferença.

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  11. Nunca se falou tanto em currículos e programas como hoje e no entanto, quando paramos para refletir e fazer um paralelo entre o currículo escolar do passado com o do presente, percebemos que ainda há muito o que se fazer.
    Ao procurar as relações existentes entre o currículo escolar da atualidade com as análises de Foucault, vemos que ainda uma educação muito elitizada nas câmadas populares. A escola é detentora do poder de formar cidadãos autônomos, criativos, porém o seu papel tem sido bem diferente. O currículo tem de ser seguido, e sempre aperfeiçoado e atualizado para se manter nos padrões atuais de uma escola. Todos os currículos escolares tem de ser seguido corretamente. Tem limitações impostas por esse adiministradores,da qual a escola direciona seus alunos para bem ou para mal..,e onde há obrigações a serem cumpridas, e não podem ser mudadas, tornando os alunos omissos e passivos sem condições de formarem suas próprias convicções e lutarem por elas. São métodos impostos, do qual auxiliam na disciplina de uma escola e na sua organização, do qual favorece em alguns momentos, mas atrapalham em outros, ou seja, auxiliam na organição administrativa escolar, mas muitas vezes acabam por podar seus alunos, na sua formação de cidadão crítico e autônomo.

    Por Lilian e Renata

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  12. Uma relação que podemos citar a respeito dos corpos doceis e do curriculo escolar é que ambos podem ser transformados e aperfeiçoados. O curriculo escolar não deve ser feito ou baseado somente dentro da instutuição, mas também na vida social do aluno , pois isto se reflete na vida escolar do mesmo. Podemos considerar que o currilo é uma forma de organizar e orientar as atividades educativas da escola, mas estas mudanças muitas vezes só ocorrem no papel, pois em prática é diferente. Assim como os corpos doceis, alguns curriculos escolares formam pessoas submissas , tendo poder de formar cidadaos de acordo com que a sociedade acredita de modo geral.
    Natali e Verônica.

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  13. Compreendemos que o curriculo pode tanto formar como deformar o aluno, e que o curriculo não é apenas disciplinas e sim tudo que acontece, de acordo com o curriculo de cada escola evitam contatos entre os alunos, para que não ocorra reivindicações, deixando de priorizar a autonômia e ultrapassando os seus proprios limites. Entretanto muitas escolas moldam seus alunos,há curriculos escolares que muitas vezes fazem tanto alunos como professores seguirem regras nas quais não estão de acordo ultrapassando os seus prorios limites, isso tudo em prol de mantar a organização e o controle.

    Débora Aline Lima e Thais Fernanda e Silva

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  14. Após a leitura do texto de Focault e também de nossos conhecimentos a respeito do Currículo Escolar, pude chegar a conclusão após os tópicos destacados do texto que sua relações com o Currículo são que mediante se seguir um padrão daquilo que é correto e bom para sociedade os educadores acabam utilizando de uma transmissão de conhecimento a qual forma indivíduos heterônomos os quais só obedecem ordens de seus superiores. Estes indíviduos acabam seguindo uma linha de "fabricação" as quais as suas opiniões, seus desejos e seus direitos são negados. Apenas os deveres, obrigações são ressaltos e os quais devem ser seguidos, caso contrário eles não se encaixam não servindo assim para sociedade.Com tudo vemos que muitas vezes um currículo mal elabrado o qual não visa a aprendizagem total do aluno a fim de torna-lo um cidadão crítico que luta pelos seus direitos este currículo acaba por fim restringindo a sociedade onde estes alunos vivem dando somente espaço para aqueles que se encaixam no molde estipulado por ela.

    Kamila Cristina Fidelis

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  15. A elaboração de um currículo escolar são metas e programas a se cumprir no dia a dia da unidade escolar,o individuo é moldado de acordo com o regime escolar, ou seja ele tende a adaptar-se ao currículo que a escola lhe propõem.Mas aqueles que não se adaptarem ao currículo são excluídos por que não ha estruturas para diferenciações nas escolas sendo assim todos os indivíduos serão moldados a um só perfil.
    Naejlli & Tailane

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  16. Um dos métodos mais utilizados para se obter um controle é pela disciplina. A disciplina é à base do currículo para o controle das pessoas como uma forma de domesticação. Faz com que as pessoas se tornem fáceis de ser manipulada sendo uma forma padronizada zelando assim pelo bom funcionamento. Existe a uma ordem que obedecemos a uma hierarquia de governo, uma ordem na qual somos submetidos onde há uma coerção, uma pressão, uma repressão onde a sociedade se torna oprimida presa a uma limitação. A sociedade se torna vitima alienada que só executam aquilo que ouvem. Devemos pensar em outras formas de currículos sem precisar do uso da disciplina que é de uma forma coercitiva, e fazer uso de um método mais atualizado com liberdade de expressão, de opinião assim estaremos contribuindo para formar pessoas autônomas.

    Amanda Teixeira de Oliveira

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  17. Por: Eliane Jacovani Tozzo.

    Fazendo um paralelo entre currículo e disciplina eu entendo que caminham juntas porque uma complementa a outra sendo que a disciplina é a base do currículo para a sistematização do ensino e garante todos os métodos a serem trabalhados com as crianças, porém a disciplina sem freios é coercitiva, tornando o ambiente desfavorável para um bom aprendizado seguido de um autoritarismo. Para obtermos um resultado satisfatório é necessário que o meio onde estão inseridas essas crianças tenham profissionais qualificados com uma visão de mundo mais ampla e transformadora para assim formarem cidadãos críticos, reflexivos e independentes, para que no futuro perante a sociedade possam fazer a diferença atribuindo caráter baseado em valores morais e ético.

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